Aprendiz Legal 2020: Cadastro, Vagas, Lei, Cursos

Muitos jovens apresentam dificuldades em entrar no mercado de trabalho. Isto porque a maioria das empresas exige que tenha experiência profissional. No entanto, um programa tem ajudado esse pessoal a se qualificar para o ambiente corporativo. Trata-se do Aprendiz Legal 2020, uma iniciativa criada por meio da lei de aprendizagem. Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Leia o artigo!

Aprendiz Legal 2020
Aprendiz Legal 2020

O que é

O Aprendiz Legal 2020 é um programa que proporciona oportunidades aos jovens com idade de 14 anos que desejam ingressar no mercado de trabalho. Além de fomentar o ingresso do jovem, o programa também possui o objetivo de combater o trabalho infantil e a evasão escolar.

Os participantes do Aprendiz Legal tem alguns direitos garantido pela Lei da Aprendizagem, como:

  • Vale-transporte;
  • Férias simultaneamente com as férias escolares;
  • Décimo terceiro salário;
  • FGTS;
  • E também salário mínimo ou piso estadual para a função.

Como funciona

O funcionamento do Aprendiz Legal 2020 é repartido em dois módulos. O primeiro módulo consiste em teoria. Ou seja, o participante possui aulas ministradas por instituições conveniadas ao programa, como CIEE. Nestas aulas, são tratados assuntos referentes ao ambiente de trabalho. Já o segundo módulo é composto de atitudes práticas. No caso, o jovem vivenciará a aprendizagem por meio da prática no ambiente de trabalho, tendo a supervisão de um orientador escolhido pela empresa para acompanhar todas as atividades executadas.

CONFIRA AINDA:


Cadastro Aprendiz Legal  2020

O cadastro no Aprendiz Legal 2020 deve ser realizado em instituições educacionais conveniadas com o programa. Geralmente, o órgão responsável pela captação de candidatos a participantes deste programa é o Centro de Integração Empresa-Escola, também conhecido pela sigla CIEE. No centro, o jovem pode ficar informado sobre todas as empresas que estão recrutando jovens para participar do Aprendiz Legal. O CIEE é o responsável pela ponte entre o candidato e empresa de grande e médio porte.

Cada estado possui um Centro De Integração Empresa-Escola. Portanto, você pode se informar tanto indo até a sede do órgão ou entrando em contato por telefone.


Vagas para Aprendiz legal

As vagas para Aprendiz Legal 2020 são ofertadas durante todo o ano. Portanto, é necessário que os interessados sempre estejam consultando grande e médias empresas sobre as vagas disponibilizadas para jovens aprendizes. Geralmente, essas empresas contratam novos aprendizes quando termina o contrato de dois anos dos outros candidatos.

Algumas empresas costumam divulgar novas vagas de jovem aprendiz legal por meio de suas redes sociais ou outros canais de relacionamento com público. Por isso, é recomendável ficar atento no instagram, twitter e facebook de empresas que gostaria de ingressar como jovem aprendiz.


Lei da Aprendizagem

A Lei da Aprendizagem é uma lei que foi aprovada em território nacional em meados de 2000, mas só foi regulamente em 2015. Essa lei determina que todo grupo empresarial de médio ou grande porte deve reservar uma porcentagem de 5 a 15% para aprendizes no seu quadro de funcionários. A concepção dessa lei teve como objetivo principal facilitar a participação do jovem no mercado de trabalho e também promover a formação profissional.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *