Curriculum Vitae: Modelos prontos para Baixar e Imprimir

Todo cidadão precisa trabalhar, pois é através do trabalho que se pode ter uma vida tranquila e digna. Em períodos de recessão política como o Brasil vem enfrentando, muitos profissionais estão em busca de novas oportunidades de trabalho, ou mesmo retornarem ao mercado para garantirem o seu próprio sustento e de sua família. Para isso, elaboramos um artigo que era ajudar vocês, sobre Curriculum Vitae.

Além de acompanhar as vagas de emprego que são divulgadas pelos jornais, sites de agências e no SINE é importante que você prepare o seu currículo, pois as empresas gostam de analisar o seu histórico primeiramente para depois fazer uma entrevista para te conhecer pessoalmente.

Curriculum Vitae
Curriculum Vitae

Se você tem dúvidas quanto ao modelo do seu Curriculum Vitae que deve ser criado ou já tem tempo que não prepara o seu, fique tranquilo que irei lhe ajudar através deste artigo. É só continuar comigo pelos próximos parágrafos. Me acompanhe.

Veja também: Baixe modelos prontos para imprimir de currículo profissional.

Curriculum Vitae
Curriculum Vitae

Modelo de Curriculum Vitae

Os modelos de currículo podem variar quanto a alguns detalhes referentes a cargo ou padrão adotado por uma determinada empresa. Mas basicamente é composto pelos seguintes itens:

  • Cabeçalho: Deve ser centralizado e possuir as suas informações básicas como, por exemplo, o nome completo, o seu estado civil, idade, endereço (sem a necessidade de inserir o CEP), um número de telefone fixo e outro que seja celular e seu e-mail de contato.
  • Objetivo: Neste campo, como o próprio nome indica você deve inserir os objetivos que deseja alcançar com aquele cargo, setor ou empresa que pretende trabalhar. Caso fique em dúvida sobre o que escrever poderá colocar somente a área de interesse como, por exemplo, “Área administrativa”.
  • Formação Acadêmica: Você deverá inserir o curso que concluiu (Bacharelado ou Licenciatura), o nome da instituição em que estudou e o período em que foi aluno;
  • Idiomas: Acrescente as línguas estrangeiras e seu nível de conhecimento em cada uma que tenha domínio (básico, intermediário e avançado) para que o recrutador possa ter ideia de sua capacidade;
  • Informática: Insira os cursos realizados, bem como os nomes dos pacotes e/ou softwares que tenha estudado;
  • Experiência Profissional: Você deverá acrescentar as experiências anteriores que teve. Para isso insira o nome da empresa, o cargo que ocupou, período em que trabalhou e as atribuições que eram de sua responsabilidade, ou seja, os tipos de tarefas que executava nos empregos anteriores.

Caso tenha realizado alguma outra atividade e até mesmo um trabalho voluntário poderá inserir também como experiência, assim o recrutador poderá avaliar as suas habilidades, da melhor forma.

  • Qualificações e atividades complementares: Este item tem como objetivo o de acrescentar os cursos, experiências e conhecimentos obtidos que não deram para serem inseridos antes no currículo, mas que possui relação direta com a vaga desejada.

Você pode inserir aqui a participação em eventos como palestras, workshops e conferências que possuem relação estreita com a vaga a qual se candidatou.

  • Informações Adicionais: Este item é opcional e por isso você pode inseri-lo ou não em seu currículo. Nele você pode acrescentar informações semelhantes aos seguintes exemplos:
    • Possui disponibilidade para mudar de cidade ou estado;
    • Possui veículo próprio e CNH com a respectiva categoria;
    • Experiência em outras regiões ou países em que esteve morando por um determinado tempo;
    • Se recebeu algum prêmio durante o período que trabalhou em alguma empresa antes ou durante os seus estudos na faculdade por algum projeto desenvolvido.

Curriculum Vitae ou currículo?

Criar um currículo simples com as informações básicas apresentadas antes é uma forma de não errar na montagem do seu documento, o qual deve ser bem apresentado, limpo e livre de erros, principalmente ortográficos.

Qual a diferença entre um currículo simples e um curriculum vitae?

O Curriculum Vitae é um documento mais extenso, que detalha e destaca mais as aptidões e experiências profissionais do candidato. Recomenda-se no caso de um Jovem Aprendiz, a apresentação de um currículo simples, mais resumido, pois o candidato possui pouca ou nenhuma experiência profissional.

Pode-se dizer que um currículo é um verdadeiro cartão de visitas do trabalhador, pois quando o mesmo é feito com atenção e devido cuidado, os recrutadores se sentem inclinados a marcarem uma entrevista de trabalho com o candidato para conhecê-lo melhor.

Dicas de formatação

Por isso, evite utilizar fontes cursivas como, por exemplo, a Monotype Corsiva ou a Impact (que é um modelo em negrito muito forte). Prefira a Arial, Times New Roman ou a Calibri que são fontes mais limpas. Outro detalhe que se deve evitar é utilizar várias cores sobre as letras. Prefira substituir pelos recursos itálico ou negrito nas letras pretas para organizar melhor as informações. Quanto mais simples e organizado for o seu currículo, mais agradável visualmente ele será para quem o receber.

Gostou dessas dicas? Inscreva-se no blog para receber todas as nossas informações.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *