Categoria: Educação

Boletim Online PA 2020

Uma tendência que está sendo seguida pela maioria dos estados brasileiros, o Boletim Online PA é uma plataforma que tem facilitado o acesso ao desempenho escolar dos estudantes matriculados na rede pública. Além de otimizar o cotidiano de pais de estudantes, a plataforma também tem ajudado na economia de papel e mão de obra. Então, quer saber um pouco mais sobre o Boletim Online PA 2020? Leia o artigo abaixo!

Boletim Online PA 2020
Boletim Online PA 2020

Como Consultar o Boletim Escolar Online

O boletim é um documento escolar que descreve todas as notas dos alunos matriculados na rede pública em todas as disciplinas presente na grade curricular. Antigamente, o boletim só poderia ser solicitado indo até secretaria, diretoria ou coordenação da instituição. Entretanto, hoje é possível ter acesso em dentro de poucos cliques, sem a necessidade de enfrentar longas. Essa ferramenta tornou-se fundamental para os pais ou responsáveis acompanharem de casa o desempenho escolar do filho e cobrar ou parabenizar a atuação.

A consulta ao Boletim Online PA 2020 pode ser feita da seguinte maneira.

  1. Acesse o site do Portal de Serviços da SEDUC pelo endereço eletrônico: seduc.pa.gov.br/.
  2. Na página do portal, preencha as seguintes informações à respeito do estudante:
    • Ano letivo
    • Data de Nascimento
    • Nome do Aluno
    • Nome da mãe
    • Opção de consulta
  3. Ao término do preenchimento do formulário, clique em ‘Não sou um robô’ e, logo depois, ‘Pesquisar’.
  4. Se as informações estiverem todas preenchidas corretamente, o estudante poderá ter acesso ao boletim escolar online.
Como Consultar o Boletim Escolar Online
Como Consultar o Boletim Escolar Online

Acesse também:


Histórico Escolar Online

Embora o Governo do Pará tenha informatizado diversos serviços, a consulta ao histórico escolar online ainda não é possível. A solicitação do histórico ou da segunda via pode ser feita na coordenação, secretaria ou diretoria da instituição escolar.


Matrícula Online SEDUC PA

Assim como a consulta ao boletim escolar, também possível realizar o pré-cadastro online de estudante em uma das dezenas de unidades educacionais do Governo do Estado do Pará. As matriculas podem ser feitas por:

  • Alunos que estão ingressando;
  • Em transferência ou;
  • Que desejam entra novamente numa escola pertencente a rede estadual de ensino.

A abertura da matrícula online é definida por um calendário elaborado por órgãos educacionais e deve ser feita enquanto o prazo estiver aberto, pois o prazo não costuma ser prorrogado.

  1. Acesse o site da Secretaria de Estado da Educação do Pará pelo endereço: seduc.pa.gov.br.
  2. Na página, clique em ‘Matrícula online’.
  3. Realize o preenchimento de todos os dados solicitados no formulário, como nome, data de nascimento, nome dos pais e série que pretende estudar.
  4. Ao fim, clique em ‘Finalizar inscrição’.
  5. Na data informada, compareça até a instituição de ensino escolhida no momento da inscrição para realizar a comprovação de dados.
Matrícula Online SEDUC PA
Matrícula Online SEDUC PA

Na ocasião, é preciso que esteja portando alguns documentos, como duas fotos 3×4 recentes, comprovante de residência, certidão de nascimento, histórico escolar ou carteira de trabalho, caso já possua. Só após a comprovação dos dados o estudante estará matriculado na rede pública de ensino.

Boletim Online SP 2020

Nos últimos tempos, o Governo do Estado de São Paulo tem se esforçado para informatizar diversos serviços relacionados à educação. Uma das mais recentes investidas é o Boletim Online SP 2020, uma plataforma que reúne as notas de todos os estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Então, quer saber como o Boletim Online SP funciona? Leia o artigo abaixo!

Boletim Online SP 2020
Boletim Online SP 2020

Como Consultar o Boletim Escolar Online

O boletim escolar online de São Paulo é considerado uma das plataformas mais completas em relação a consulta de notas, além de ser didático. Para ter acesso à essa plataforma, é preciso ter alguns documentos, como Registro do Aluno. As notas são disponibilizadas no Boletim Online SP a cada bimestre.

A consulta ao boletim escolar online é um procedimento muito simples e consiste nas seguintes etapas:

  1. Primeiramente, acesse o site do Boletim Escolar da Secretaria de Educação do Estado pelo endereço eletrônico:sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar.
  2. Na página, preencha o formulário com os seguintes dados para ter acesso ao boletim escolar:
    • Ano letivo
    • Registro do Aluno (RA)
    • Data de Nascimento
  3. Ao fim do preenchimento, digite o código que está sendo solicitado na imagem e clique em ‘Pesquisar’.
Como Consultar o Boletim Escolar Online
Como Consultar o Boletim Escolar Online

Histórico Escolar Online

Já o histórico escolar é uma documentação que pormenoriza integralmente o desempenho acadêmico do aluno. Ele pode ser requerido após a conclusão do curso, em casos de transferência para outra instituição de ensino e também fundamental para dar prosseguimento ao estudo corretamente.

Atualmente, não é possível solicitar uma cópia do histórico escolar online. A plataforma da Secretaria da Educação não permite esta função. Por isso, o histórico escolar pode ser requerido da seguinte maneira:

  • Dirigindo-se até à secretaria da instituição escolar onde concluíram o estudo;
  • Caso a escola não estiver funcionando, os estudantes podem ir até diretoria de ensino à qual a instituição era vinculada.

Como Saber o RA do Aluno

Para que a consulta ao Boletim Escolar online seja realizada, o responsável ou próprio estudante deve ter em mãos o registro do aluno (RA), que é a sequência numérica de identificação do estudante no Sistema de Cadastro de Alunos na Secretaria de Educação de São Paulo. Geralmente, o RA é composto do número principal, do dígito verificador e, por fim, a sigla do estado.

O estudante pode saber o seu RA das seguintes maneiras:

  • Solicitando o RA a secretaria, diretoria ou coordenação da instituição onde estuda;
  • Ou conferir a sequência numérica presente na carteira escolar.

Boletim Escolar na Prefeitura de São Paulo

Além do Governo Federal, a Prefeitura de São Paulo também tem sua plataforma de boletim escolar. Nela, também é possível conferir o histórico de notas dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, assim como no Boletim Online SP 2020. O Portal do Aluno tem espaço reservado tanto para aluno quanto pelo responsável.

  1. Acesse o Portal do Aluno pelo endereço eletrônico: boletimonline.sme.prefeitura.sp.gov.br.
  2. Na página, preencha alguns dados:
    • Usuário
    • Senha
  3. Ao fim, clique no botão ‘Entrar’. Se todos os dados estiverem corretos, o estudante poderá ter acesso as notas obtidas.
Boletim Escolar SP
Boletim Escolar SP

Painel do Aluno MS 2020

O Painel do Aluno MS é mais uma forma que o governo estadual do Mato Grosso criou para facilitar o acesso a dados escolares de alunos da rede pública. Painel do Aluno MS 2020 pode ser acessado pela internet, através de um link em que o aluno insere seus dados para ingressar. Dentro do sistema é possível que pais e alunos tenham acesso a todos os dados escolares, como notas, avaliações, trabalhos, calendário, informativos da escola, boletim e muito mais. Agora não é preciso esperar o papel do boletim chegar para saber as notas do seu filho.

Painel do Aluno MS 2020
Painel do Aluno MS 2020

Como Acessar o Painel do Aluno MS 2020

Além de poder acessar o Painel do Aluno MS e obter informações relacionados a:

  • Boletim;
  • Notas;
  • Avaliações;
  • Informativos escolares;
  • Etc;
  • É possível também saber mais sobre matrícula para o seu filho não perca a vaga na rede pública no ano posterior.

Quer saber como fazer o seu acesso ao Painel do Aluno MS 2020 e ainda fazer a sua matrícula na rede pública de ensino e garantir sua vaga o quanto antes? Veja:

  • Acesse o site http://www.matriculadigital.ms.gov.br/MatriculaDigital/Home;
  • Para fazer a sua pré-matrícula clique no lado esquerdo na opção “Faça sua pré-matrícula” e preencha os dados solicitados;
  • Caso queira acessar o painel do aluno, clique em “Painel do Aluno. Acesse Aqui”;
  • Insira o Código do Aluno e a senha. Caso ainda não tenha, peça na secretaria da sua escola.
Como Acessar o Painel do Aluno MS
Como Acessar o Painel do Aluno MS

Veja também:


Como Recuperar a Senha do Painel do Aluno MS

No momento de realização da matrícula é necessário cadastrar uma senha para acessar o painel do aluno MS ou o sistema de pré-matrícula. No entanto, muitos pais e alunos acabam depois de um tempo esquecendo a senha escolhida.

Se este é o seu caso, não se preocupe! O sistema possui uma opção para que você crie uma nova senha e também tem como obter o código do aluno, caso possa ter esquecido também. Veja como é simples:

  • Acesse o mesmo site do tópico anterior http://www.matriculadigital.ms.gov.br/MatriculaDigital/Home;
  • Clique em “Painel do Aluno. Acesse Aqui”;
  • Clique depois em “Esqueceu a senha ou o código do aluno? Clique aqui”;
  • É necessário que o aluno ou responsável insira alguns dados de identificação, como nome completo do estudante, data de nascimento, nome da mãe, CPF etc;
  • Depois só clicar em “Avançar”.
Como Recuperar Senha
Como Recuperar Senha

Boletim Escolar Online Mato Grosso do Sul

Se você já fez a sua pré-matrícula, teve a confirmação da escola escolhida de que a sua vaga está reservada e já levou os documentos na secretaria escolar, então você já é um aluno com vaga garantida na rede pública estadual de ensino do Mato Grosso!

Se você quer ter acesso ao seu boletim de forma online, basta acessar o painel do aluno MS 2020 agora mesmo. Siga este passo a passo:

Boletim Escolar Online
Boletim Escolar Online

Depois desse passo a passo você terá disponibilizado a área do aluno para acessar todas as suas informações escolares, como:

  • Informativos de professores e diretores;
  • Calendário escolar;
  • Notas;
  • Faltas;
  • Boletim;
  • Avaliações e;
  • Muito mais.

Boletim Online RJ 2020

Ultimamente, diversos órgãos estaduais tem possibilitado o acesso a seus serviços por meio da internet. Trata-se de uma estratégia de informatização e democratização do acesso a serviços públicos.  No Rio de Janeiro, a novidade é o Boletim Online RJ, uma plataforma que permite acompanhar o desempenho escolar de estudantes cadastrados nas instituições de ensino pública. Quer conhecer um pouco mais sobre o Boletim Online RJ 2020? Leia o artigo abaixo!

Boletim Online RJ 2020
Boletim Online RJ 2020

Como Consultar o Boletim Escolar Online

A consulta ao Boletim Escolar online é uma ideia inicial das instituições privadas, mas que estão cada dia mais sendo implantando no ensino público. Plataforma deste tipo tem auxiliado centenas de pais de alunos a acompanharem de perto cada nota obtida durante as avaliações. No Rio de Janeiro, o boletim escolar do estudante é atualizado a cada dois ou três meses.

A consulta ao boletim escolar online é um procedimento muito simples e pode ser feito a qualquer hora do dia e quantas vezes quiser, pois não existe restrição de acesso.

  1. Acesse a plataforma Aluno Online da SEEDUC pelo seguinte endereço eletrônico: alunoonline.educacao.rj.gov.br.
  2. Preencha os campos presente no formulário com as seguintes informações:
    • Ano letivo
    • Período letivo (anual, primeiro ou segundo semestre)
    • Matrícula
    • Data de Nascimento
  3. Logo depois, digite o código numérico que está sendo exibido numa imagem.
  4. Ao término, selecione o botão ‘Entrar’.
  5. A plataforma irá exibir todas notas do aluno durante o período e ano letivo selecionado no login.
Como Consultar o Boletim Escolar Online
Como Consultar o Boletim Escolar Online

Histórico Escolar Online

Embora seja possível realizar a consulta ao boletim escolar pelo site da SEEDUC, por enquanto, ainda não é possível ter acesso online ao histórico escolar. O histórico é outro documento essencial para o cotidiano escolar do estudante. É por meio dele que é possível conferir as notas obtidas durante toda vida escolar, seja no ensino fundamental ou médio. Atualmente, só é possível solicitar o histórico escolar ou a segunda via indo até instituição educacional.

Como Saber o Número da Matrícula Escolar Estadual RJ

Devido o excesso de informações, muitos pais/responsáveis ou os próprios estudantes podem acabar esquecendo o número da matrícula escolar. Como visto anteriormente, para ter acesso ao boletim online RJ 2020, é necessário que tenha essa informação em mãos. Por enquanto, ainda não é possível resgatar o número por meio de algum site da SEEDUC. A sequência numérica da matrícula pode ser solicitada na instituição escolar, especificamente na coordenação ou diretoria. Eles possuem um sistema escolar com todas as informações identitárias dos estudantes cadastrado naquela escola.

Boletim Online RJ 2020

Assim como a rede de ensino estadual, a Prefeitura do Rio de Janeiro também permite a consulta ao boletim escolar dos estudantes matriculados na rede municipal. A consulta consiste nas seguintes etapas:

  1. Acesse a plataforma Carioca Digital pelo endereço: https://carioca.rio/.
  2. Na página, clique em “Faça seu Login”
  3. Preencha os seguintes dados eletrônicos:
    • E-mail ou CPF
    • Senha
  4. Ao fim, marque “Não sou um robô” e depois em ‘Entrar’.
Boletim Online RJ
Boletim Online RJ

Caso ainda não tenha uma conta na Carioca Digital, é possível realizar o cadastro na hora e ter acesso a vários serviços on-line da Prefeitura do Rio de Janeiro, além do boletim escolar.

SESI Inscrições 2020

Sabemos que para ter um bom emprego e uma carreira promissora é preciso estudar em boas instituições. Por isso hoje vamos falar sobre o SESI Inscrições 2020, o Serviço Social da Indústria, que todos os anos abre centenas de vagas para ensino fundamental, médio e até mesmo para o EJA – Educação para Jovens e Adultos. O SESI é conhecido por ser uma instituição que possui professores qualificados e um ensino prático, voltado para o mercado e inclusão rápida do aluno para um bom emprego. Se você tem interesse em estudar nesta instituição, acompanhe o nosso artigo que vamos falar em detalhes sobre o Sesi Inscrições 2020, quais cursos técnicos estão disponíveis e muito mais.

SESI Inscrições 2020
SESI Inscrições 2020

Inscrição SESI Ensino Fundamental

Para ingressar em uma das escolas SESI é preciso inscrever o seu filho de forma online no site oficial de SESI do seu Estado. Normalmente as inscrições se iniciam no mês de novembro para dar início ao ano letivo do ano posterior.

O SESI Inscrições 2020 deve ser feito de acordo com o portal de cada Estado do Sesi. Veja como você pode fazer para fazer o cadastro do seu filho e garantir uma vaga no ano que vem em uma das escolas qualificadas do SESI:

  • Acesse inscricaosesi.sesisigladoestado.gov.br (substitua “sigladoestado” para o seu Estado em particular em que vai fazer a inscrição);
  • Busque pela opção “Fazer inscrição” para garantir uma vaga em uma das Escolas SESI da sua cidade ou região;
  • Insira os dados pessoais dos pais ou responsáveis e do aluno;
  • Depois é só finalizar a inscrição.
Inscrição SESI Ensino Fundamental
Inscrição SESI Ensino Fundamental

As vagas são divididas da seguinte maneira:

  • 85% para dependentes legais de funcionários das empresas contribuintes do SESI;
  • 10% para dependentes legais de funcionários do SESI;
  • 5% para dependentes legais de funcionários do SENAI.

Inscrição SESI Ensino Médio

Da mesma forma que acontece no ensino fundamental, explicado no tópico anterior, o processo é o mesmo para as Escolas SESI ensino médio. É necessário fazer a inscrição do aluno de forma online, cumprindo os requisitos necessários – que são divididos para dependentes de funcionários SENAI, parceiros e funcionários SESI.

É necessário ficar bem atento quanto ao prazo de inscrição, pois as escolas SESI são bem concorridas por oferecer um ensino prático, interativo e conhecido por ter bastante qualidade. Veja como fazer a inscrição:

  • Entre no link www.inscricaosesi.sesisigladoestado.gov.br (substitua “sigladoestado” para o seu Estado em particular em que vai fazer a inscrição);
  • Procure pela opção para fazer a sua inscrição;
  • Preencha todos os dados necessários do aluno;
  • Siga o restante das instruções do site e finalize o cadastro.
Inscrição SESI Ensino Médio
Inscrição SESI Ensino Médio

Cursos Técnicos Disponíveis no SESI

Para quem não conhece, o sistema S (SESI, SENAI, SESC etc) é conhecido por oferecer:

  • Cursos técnicos;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Ensino técnico profissionalizante juntamente com o ensino médio;
  • EJA;
  • Dentre outros.

Todos os cursos passam por um critério muito avançado de qualidade de ensino. Além disso muitos cursos são oferecidos com bolsa de estudos para alunos que não possuem condições financeiras de arcar com os custos das mensalidades.

Diversos cursos técnicos estão disponíveis no momento da inscrição para que o aluno escolha a área mais adequada ao seu perfil. Não perca essa chance e procure o SESI da sua cidade.

SigEduca 2020

Se você é servidor do setor de educação do governo estadual do Mato Grosso, saiba que é possível se qualificar por meio do sistema SigEduca 2020. Muitos servidores acabam não sabendo dessa informação e não aproveitam essa grande chance de se qualificar e atualizar. Hoje vamos falar neste artigo todos os detalhes deste sistema eletrônico de muito valor, o SigEduca 2020 do Mato Grosso. Vamos explicar em detalhes o que é o sistema e como ele funciona, como fazer o seu cadastro para fazer cursos online, como acessar o portal do aluno e muito mais.

SigEduca 2020
SigEduca 2020

SigEduca

O SigEduca é um sistema criado pelo governo estadual do Mato Grosso com organização da Secretaria de Educação do Estado e da Superintendência de Gestão de Pessoas para que servidores públicos da educação possam se capacitar.

Podem participar:

  • Secretários escolares;
  • Diretores;
  • Técnicos administrativos;
  • Professores e servidores que atuam na secretaria escolar, nos polos concentrados na Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Rondonópolis e Confresa.

A Secretaria de Educação juntamente com a Superintendência de Gestão de Pessoas oferece curso de Capacitação Online do Sistema SigEduca para que os servidores estejam atentos, capacitados e atualizados com todos os processos e serviços oferecidos pelo sistema SigEduca.

Se você possui entre 14 e 24 anos e deseja conquistar o primeiro emprego, poderá participar do programa Jovem Aprendiz 2020, o qual auxilia esses jovens a ingressar no mercado de trabalho.


Como Funciona

O SigEduca 2020 é um sistema online que vem oferecendo capacitação para os servidores da educação para aprenderem melhor sobre todo o sistema do SigEduca. A formação já está na terceira turma e está disponível para diversos servidores de alguns polos do Estado.

A inscrição é feita totalmente online, sem necessidade de o servidor procurar alguma unidade do órgão público. Basta que:

  • Acesse a página oficial do sistema para fazer o seu cadastramento e;
  • Participar da capacitação, que tem um período específico.

O SigEduca tem o objetivo primordial de capacitar os servidores, profissionalizar, informar e orientar sobre o sistema do governo. O curso baseia-se em envolver os funcionários públicos no aprendizado e na operacionalização do sistema SigEduca e os procedimentos que envolvem a gestão administrativa.

Como Funciona
Como Funciona

Outro portal disponibilizado aos estudantes é o UNIP Secretaria Online. Esse guia serve para auxiliar o aluno da Universidade Paulista com alguns procedimentos.


SigEduca 2020 Inscrições

O servidor que necessita fazer essa capacitação deve fazer a sua inscrição dentro do período vigente. É necessário antes fazer a inscrição no portal do aluno para depois acessar o SigEduca 2020. Veja como é fácil, depois que você se cadastra no portal do aluno, ingressar no site do SigEduca:

SigEduca 2020 Inscrições
SigEduca 2020 Inscrições

Se esqueceu sua senha, só clicar na opção “Esqueci minha senha”.

Com o avanço da tecnologia, o cidadão brasileiro tem diversas oportunidades, como a busca de emprego de forma online, por meio do Emprego Ligado 2020.


SigEduca Portal do Aluno

O portal do aluno é o local onde o estudante deverá fazer o seu cadastro online para a capacitação. Para isso, vamos informar o passo a passo abaixo para sua inscrição agora mesmo:

Portal do Aluno
Portal do Aluno

SigEduca Login


Depois de fazer o cadastro, é só os servidores fazerem o seu login e ingressar no sistema. Lá dentro eles terão acesso ao curso de capacitação do SigEduca 2020 para orientação, informação e aprendizado das normas vigentes.

SESI Escola 2020: Matrículas SESI, Edital Ensino Fundamental

Pensando na melhor educação para seus filhos o sistema Sesi oferece uma rede privada de escolas pelo país do ensino fundamental ao médio. As escolas Sesi são hoje consideradas a melhor rede de instituição de ensino privada do país, com 18% dos seus alunos com nota superior à média do ENEM 2018. O Sesi Escola existe desde 1950 e oferece educação desde infantil (de 1 a 5 anos); ensino fundamental (6 a 14 anos); ensino médio (15 a 17 anos) e também o ensino médio com curso técnico do SENAI. Para conhecer melhor o sistema Sesi Escola 2020 acompanhe o nosso artigo que vamos dar mais detalhes para você agora mesmo!

Sesi Escola 2020
Sesi Escola 2020

As escolas do Sesi são uma grande oportunidade para crianças e jovens de todas idades, com alta qualidade de ensino. Conheça!

Como Funciona

O Sesi Escola 2020 tem um ensino qualificado e diferenciado, levando crianças e adolescentes a terem atividades que desenvolvem a criatividade e a lidar com os desafios do futuro. O sistema inclui matérias que envolvem:

  • Robótica;
  • Ciência;
  • Inovação e;
  • Tecnologia.

Vale a pena ressaltar também que Sesi Escola possui qualificação reconhecida em todo o Brasil, e é destaque internacional em robótica. Além disso as escolas oferecem ensino qualificado de esportes, cultura, projeto Microsoft e muito mais.

As Escolas Sesi estão em diversos Estados brasileiros e cidades do interior do Brasil. Os pais ou responsáveis que tiverem interessados em matricular os seus filhos na Escola Sesi podem acessar o site oficial do sistema Sesi e fazer a pré-matrícula de forma online, sem burocracias.

Como Funciona
Como Funciona

Inscrições Sesi Escola 2020

É muito fácil fazer sua inscrição no Sesi Escola 2020. Você pode verificar se a sua cidade possui algum sistema do Sesi Escola. Vamos passar aqui o exemplo para inscrição no Sesi Escola de Minas Gerais, local em que alunos encontram diversas unidades para estudar em um dos melhores sistemas de ensino do Brasil.

Veja como é fácil, basta seguir o passo a passo abaixo:

Inscrições Sesi Escola 2020
Inscrições Sesi Escola 2020

Neste link é possível também imprimir segunda via do boleto para quem já é aluno (basta acessar com login e senha) e também imprimir comprovante de inscrição, caso já tenha feito a inscrição no site do Sesi Escola.

Depois de fazer a inscrição em uma das unidades Sesi Escola, basta que:

  • Pais ou responsáveis vá até a unidade escolar que foi escolhida;
  • Levando todos os documentos necessários do aluno para confirmação da matrícula.

Participe também dos cursos Senai EAD. Oportunidade a você que deseja estudar, mas não tem como se dirigir a instituição de ensino. Agora é possível estudar à distância com um ensino de qualidade.

Portal Sesi Escola

No portal Sesi Escola 2020, que tem parceria com a FIEMG possui diversas informações para você conhecer melhor o sistema. Por lá, pais e responsáveis também podem encontrar outras informações, verificar outros eventos, congressos e cronogramas que fazem parte do portal Sesi Escola.

Para acessar o portal Sesi Escola é simples, confira o passo a passo:

Portal Sesi Escola
Portal Sesi Escola

Matrícula Digital 2020

Com objetivo de otimizar os atendimentos, assim como pôr fim às longas filas em instituições educacional, o Governo do Estado Mato Grosso do Sul disponibilizou o Matrícula Digital 2020. Trata-se de uma plataforma informatizada que reúne inúmeros serviços escolares. Então, quer saber um pouco mais sobre a Matrícula Digital 2020? Leia o artigo abaixo!

Matrícula Digital 2020
Matrícula Digital 2020

Matrícula Digital 2020

O Matrícula Digital 2020 é um serviço voltado para o oferecimento de inúmeros serviços relacionado a vida escolar de estudantes matriculados na rede pública de ensino. Por meio dela, os pais/responsáveis ou próprios pais podem ter acesso ao panorama de desempenho do filho nas avaliações aplicadas em sala de aula.


Inscrição Matrícula Digital

O Matrícula Digital tem uma interface amigável e intuitiva. Desta forma, muitos estudantes ou responsáveis não terão nenhuma dificuldade em realizar a pré-matrícula pela plataforma. Embora seja com muitas etapas, em dentro de poucos minutos é possível concluir.

  1. 1 – Acesse o Matrícula Digital 2020 pelo endereço eletrônico: matriculadigital.ms.gov.br.
  2. 2- Na área de ‘Pré-Matrícula’, selecione uma das seguintes opções
    • Aluno da REE
    • Aluno Novo

      Inscrição Matrícula Digital
      Inscrição Matrícula Digital
  3. Na etapa seguinte, selecione o município.

    Selecione o seu município
    Selecione o seu município
  4. Escolha a modalidade de ensino:
    • Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA) e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    • Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

      Escolha a modalidade de ensino
      Escolha a modalidade de ensino
  5. Selecione o curso (ensino fundamental, médio ou cursos técnicos)
  6. Selecione o ano/fase (1º ao 9º ano)
  7. Após o preenchimento das informações solicitadas, clique em ‘Próximo’.

    Selecione as opções desejadas
    Selecione as opções desejadas
  8. Caso seja aluno da rede estadual de educação, informe o código do aluno e a senha.
  9. Caso seja aluno novo, preencha o formulário de cadastro com CPF, nome do aluno, data de nascimento e nome da mãe.
  10. Logo depois, preencha as seguintes informações:
    1. Documentos
    2. Endereço
    3. Pais/Responsável
    4. Opções de escola
    5. Questionário
  11. Ao término, confirme a pré-matrícula.
Conclua a pré-matrícula
Conclua a pré-matrícula

Como Funciona o Matricula Digital 2020

O Matrícula Digital é uma plataforma que pode ser utilizada tanto por pessoas que estão ingressando ou que já pertençam ao ensino público mato-grossense.

No entanto, ao realizar o cadastro no Matrícula Digital 2020, isso não significa que estará automaticamente cadastrado no ensino público.  É necessário ainda a efetivação da matrícula, que só pode ser feita após o chamado da Secretaria de Estado de Educação.

Portanto, os alunos ou pais devem prestar atenção ao período de designação. Em 2019, o primeiro chamado foi dia 9 de janeiro, já o segundo aconteceu 20 de janeiro. Através do Painel do Aluno MS 2020 é possível acompanhar todas informações sobre a matrícula.

Como Funciona o Matricula Digital 2020
Como Funciona o Matricula Digital 2020

Documentos Necessários

Após o cadastro na Matrícula Digital 2020, os estudantes designados devem comparecer até a instituição selecionada para assinar o requerimento e comprovar as informações por meio dos documentos de identificação do estudante e dos pais ou responsáveis legais.

Atualmente, os documentos necessários para efetivação são os seguintes:

  • Certidão de Nascimento (menores de idade);
  • Carteira de identidade e CPF (maiores de idade);
  • Comprovante de endereço recente;
  • Histórico Escolar (emitido por órgão competente);
  • Documento de transferência (se for o caso);
  • Documento de identidade e CPF dos pais ou responsáveis pelo estudante menor de idade;
  • Comprovante de trabalho (caso seja necessário);
  • Certidão de casamento;
  • Laudo Médico e/ou Avaliação Pedagógica (para estudantes com necessidades especiais).

Boletim Online Bahia SGE 2020

Se você é aluno da Bahia e estuda na rede pública, saiba que é possível conferir o seu boletim todo semestre através do sistema online criado pelo governo estadual da Bahia, organizado pela Secretaria de Educação, o Boletim Online Bahia SGE 2020. Essa é uma forma de facilitar a vida de pais e alunos com acessibilidade das atividades escolares do aluno e inseri-los nos avanços da tecnologia. Além do Boletim Online Bahia SGE 2020, os pais podem ficar atentos através do sistema sobre todas as notas, atividades, informativos e histórico escolar dos filhos.

Boletim Online Bahia SGE 2020
Boletim Online Bahia SGE 2020

Como Consultar o Boletim Online Bahia SGE 2020

Os alunos da rede pública da Bahia agora têm a chance de conferir seus dados e atividades escolares através de um sistema online criado pelo governo do Estado. Isso tudo de forma fácil e rápida, seguindo apenas o passo a passo que criamos abaixo:

  • Acesse o site http://www.educacao.ba.gov.br/;
  • Nas opções que aparecem na página, escolha “estudantes”;
  • Depois escolha a opção “boletim online”;
  • Logo em seguida vai aparecer um formulário para que o aluno, pai ou responsável faça o cadastramento, inserindo todos os dados pessoais;
  • Depois é só clicar em “Consultar” para ter acesso ao Boletim Escolar Online.
Boletim Online Bahia SGE
Boletim Online Bahia SGE

Essa é uma forma que o governo encontrou para facilitar a vida de alunos, pais e professores na questão da divulgação e organização de notas bimestrais e boletins escolares semestrais e finais.

CONFIRA TAMBÉM:

Histórico Escolar Online

Outra alternativa para pais e alunos é a disponibilidade de consultar o Histórico Escolar Online pelo sistema eletrônico. Pelo sistema, como dissemos:

  • O estudante pode ter acesso ao seu boletim.
  • Mas também outras informações, como seu histórico escolar para comprovantes de escolaridade etc.

O sistema oferece diversas informações e opções para alunos e pais para maior facilidade de consulta. Basta o estudante acessar o Boletim Online Bahia SGE 2020 de sua casa, sem precisar ir até a unidade escolar para buscar as informações escolares.

Matrícula Online SGE BA

No mesmo site em que o aluno busca suas informações escolares como:

  • Atividades;
  • Notas;
  • Histórico e;
  • Boletim.

É possível também fazer inscrição para garantir a sua vaga no início do ano letivo na escola pública de sua escolha através de pré-matrícula online.

Para fazer a sua pré-matrícula sem precisar sair de casa através da opção Matrícula Online SGE BA é simples e fizemos um passo a passo aqui para não ter qualquer dúvida:

  • Acesse a página http://www.educacao.ba.gov.br/;
  • A pré-matrícula acontece no mesmo momento de matrícula comum de escolas, que se inicia no final do ano e vai até início de janeiro do ano posterior;
  • A partir daí é preciso preencher um formulário contendo alguns dados importantes do aluno;
  • Escolher a série que o aluno vai cursar no ano seguinte;
  • Escolher também até 3 escolas como opção para cursar.
Matrícula Online SGE BA
Matrícula Online SGE BA

Depois da pré-matrícula, pais ou responsáveis devem ir até a secretaria escolar levando os documentos do aluno como:

  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Cartão de vacinação para alunos menores de 6 anos.

Renovação de Matrícula Online SGE BA

Para renovar a matrícula online é preciso fazer o mesmo procedimento ensinado no tópico anterior. É necessário ingressar no site oficial da Secretaria de Educação da Bahia e fazer o seu cadastro novamente todos os anos http://www.educacao.ba.gov.br/.

Educacenso 2019

Educacenso 2019 – Monitorar como anda a educação brasileira é essencial para o desenvolvimento da população. Por esse motivo é necessário um tratamento de dados sério e que possa retratar com o máximo de fidelidade as questões da educação brasileira. Para isso existe o censo escolar, em nosso artigo de hoje você vai saber mais sobre o funcionamento do Educacenso 2019. Confira.

Educacenso 2019
Educacenso 2019

Censo Escolar

O censo escolar contém todas as informações dos alunos, tanto daqueles matriculados em rede pública, como aqueles que estão matriculados em rede privada. Lembrando que o censo escolar tem como retrato a população que se encontra no ensino básico.

Todas as informações coletadas pelo censo se mostram importante para que o Inep possa fazer o cálculo das taxas de abandono escolar, do rendimento dos alunos em questão, e saber como anda a educação básica brasileira, até para que novas ações possam ser planejadas.

Os dados coletados pelo senso têm como intuito formular novas políticas públicas. Principalmente quando a taxa de abandono por munícipio se mostra grande.

Mesmo com todo esse monitoramento o sistema educacional brasileiro ainda apresenta índices bem baixos.

VEJA TAMBÉM:


Educacenso Escolar 2019

Começou agora em 2019, no final do mês de Maio, a coleta de dados do Educacenso 2019. Essa primeira etapa termina no mês de Julho. Lembrando que somente os diretores das escolas ou os responsáveis podem acessar o sistema para inserir de forma correta todas as informações.

É possível que esses profissionais corrijam eventuais erros, tudo isso pela internet.

Os dados serão disponibilizados para o sistema de conferência no começo de Abril de 2020, o sistema deu o prazo no mesmo mês para possíveis correções. Lembrando que o senso começou a ser divulgado no começo do mês de Maio de 2020.


Educacenso 2019 Situação do Aluno

Conhecida como “situação do aluno” essa etapa do Educacenso 2019 busca ter maiores informações sobre o rendimento e os movimentos escolares. Para que isso aconteça de forma confiável, registros administrativos e acadêmicos (ficha de matrícula, diário de classe e histórico escolar) serão utilizados.

Lembrando que todas as escolas devem disponibilizar esses dados. Somente assim poderá ser feito o cálculo do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Esse índice contém a média de desempenho em português e matemática, bem como o índice de aprovação.


Educacenso Login

Como mencionado, somente os responsáveis podem inserir os dados no sistema Educacenso 2019. Para isso será necessário:

  • Ir até o site: educacenso.inep.gov;
  • No sistema é preciso colocar o CPF e também a senha previamente cadastrada, seguido do botão ‘’acessar’’;
  • Os funcionários que ainda não possuem o cadastro no sistema para inserir as informações devem ser cadastrados pelo ‘’SuperUsuário’’ da escola. Essa é a única forma de ter acesso ao sistema;
  • Quando o ‘’SuperUsuário’’ realizar o cadastro é preciso colocar o CPF e uma senha enviada por e – mail;
  • Cadastre uma nova senha, a confirmando em seguida.


Educacenso Retificação

Há um prazo para que a retificação seja feita. Nesse período é de responsabilidade da escola conferir todos os dados declarados e no próprio sistema realizar as correções necessárias.