Educacenso 2019

Educacenso 2019 – Monitorar como anda a educação brasileira é essencial para o desenvolvimento da população. Por esse motivo é necessário um tratamento de dados sério e que possa retratar com o máximo de fidelidade as questões da educação brasileira. Para isso existe o censo escolar, em nosso artigo de hoje você vai saber mais sobre o funcionamento do Educacenso 2019. Confira.

Educacenso 2019
Educacenso 2019

Censo Escolar

O censo escolar contém todas as informações dos alunos, tanto daqueles matriculados em rede pública, como aqueles que estão matriculados em rede privada. Lembrando que o censo escolar tem como retrato a população que se encontra no ensino básico.

Todas as informações coletadas pelo censo se mostram importante para que o Inep possa fazer o cálculo das taxas de abandono escolar, do rendimento dos alunos em questão, e saber como anda a educação básica brasileira, até para que novas ações possam ser planejadas.

Os dados coletados pelo senso têm como intuito formular novas políticas públicas. Principalmente quando a taxa de abandono por munícipio se mostra grande.

Mesmo com todo esse monitoramento o sistema educacional brasileiro ainda apresenta índices bem baixos.

VEJA TAMBÉM:


Educacenso Escolar 2019

Começou agora em 2019, no final do mês de Maio, a coleta de dados do Educacenso 2019. Essa primeira etapa termina no mês de Julho. Lembrando que somente os diretores das escolas ou os responsáveis podem acessar o sistema para inserir de forma correta todas as informações.

É possível que esses profissionais corrijam eventuais erros, tudo isso pela internet.

Os dados serão disponibilizados para o sistema de conferência no começo de Abril de 2020, o sistema deu o prazo no mesmo mês para possíveis correções. Lembrando que o senso começou a ser divulgado no começo do mês de Maio de 2020.


Educacenso 2019 Situação do Aluno

Conhecida como “situação do aluno” essa etapa do Educacenso 2019 busca ter maiores informações sobre o rendimento e os movimentos escolares. Para que isso aconteça de forma confiável, registros administrativos e acadêmicos (ficha de matrícula, diário de classe e histórico escolar) serão utilizados.

Lembrando que todas as escolas devem disponibilizar esses dados. Somente assim poderá ser feito o cálculo do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Esse índice contém a média de desempenho em português e matemática, bem como o índice de aprovação.


Educacenso Login

Como mencionado, somente os responsáveis podem inserir os dados no sistema Educacenso 2019. Para isso será necessário:

  • Ir até o site: educacenso.inep.gov;
  • No sistema é preciso colocar o CPF e também a senha previamente cadastrada, seguido do botão ‘’acessar’’;
  • Os funcionários que ainda não possuem o cadastro no sistema para inserir as informações devem ser cadastrados pelo ‘’SuperUsuário’’ da escola. Essa é a única forma de ter acesso ao sistema;
  • Quando o ‘’SuperUsuário’’ realizar o cadastro é preciso colocar o CPF e uma senha enviada por e – mail;
  • Cadastre uma nova senha, a confirmando em seguida.


Educacenso Retificação

Há um prazo para que a retificação seja feita. Nesse período é de responsabilidade da escola conferir todos os dados declarados e no próprio sistema realizar as correções necessárias.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *