Currículo Pronto

Já estamos em 2018 e creio que você como eu fez ou refez algumas promessas para o novo ano. Agora que já foi encerrado um ciclo (2017) é hora de começar outro com disposição para fazer mais e melhor do que os anos anteriores, não é mesmo? Veja aqui tudo sobre o Currículo Pronto.

E você já pensou na sua carreira profissional? O que deseja para este 2018? Uma nova oportunidade de trabalho ou então conseguir um emprego? Seja lá qual for a sua situação é necessário pensar em duas coisas importantes: o tipo de trabalho que deseja realizar e o modelo de currículo que deverá utilizar para se apresentar ao recrutador.

Currículo pronto
Currículo pronto

Se só de pensar em sentar e criar um curriculum vitae você já sente aquele frio na barriga, fique tranquilo, pois ao contrário do que muitos falam, ele não é um bicho de sete cabeças. Trata-se de um documento simples em que resume toda a sua trajetória profissional.

Neste artigo vou te apresentar alguns modelos de currículo pronto e algumas dicas essenciais para montar o seu da forma correta para chamar atenção positivamente do recrutador. Preparado? Então me acompanhe.

Modelos para baixar

Confira abaixo alguns modelos de currículos gratuitos que disponibilizamos para download:

Tome cuidado com esses detalhes

Existem alguns erros que são facilmente cometidos pelos candidatos em seus currículos e que você jamais deve seguir como, por exemplo:

  • Se for preciso inserir foto no currículo coloque uma 3 x 4 e nunca uma em que você tenha ido para uma festa ou mesmo as famosas selfies para Redes Sociais, pois as mesmas não passam a seriedade devida para o recrutador.
  • Não minta e nem exagere nas informações apresentadas no currículo. Muitos candidatos se preocupam em causar uma boa impressão imediata e acabam pecando neste detalhe, seja aumentando alguma coisa que não possui ou mesmo inventando um conhecimento ou experiência que desconhece. Lembre-se que os recrutadores são profissionais qualificados que conseguem descobrir esses “erros” e isso acaba sendo prejudicial à sua imagem.
  • Não utilize letras em “caps lock”, ou seja, todas maiúsculas, pois é um sinal de falta de educação que assemelha a estar gritando com o seu leitor. Escreva o texto do currículo em tamanho normal como as palavras deste artigo.

Evite capas para entregar o seu currículo. É melhor colocá-lo dentro de envelopes pardos que são utilizados frequentemente em escritórios, pois passa uma imagem de seriedade.

E tem mais um detalhe que pode passar despercebido por parte dos candidatos, mas que acaba sendo decisivo para ser chamado para uma entrevista de trabalho ou não: o e-mail. O seu endereço eletrônico não deve ser composto por apelidos, diminutivos ou qualquer outro nome que denote algo estritamente pessoal. Disponibilize um e-mail no seu currículo com o seu nome e sobrenome para que possa ser o contato direto com a empresa.

Existe um modelo de currículo perfeito?

Muitas pessoas me fazem esta pergunta e a resposta que sempre dou é a seguinte: sim, o modelo de currículo perfeito é aquele que é simples e contém informações corretas. Evite fazer currículos muito extensos, pois o recrutador poderá dispensa-lo rapidamente já que ele precisa avaliar vários candidatos.

O ideal é que o Modelo de currículo tenha no máximo duas páginas com as informações essenciais sobre os seus conhecimentos, competências e experiências anteriores. O documento deve estar organizado e fácil de ler para que o recrutador possa encontrar todas as informações rápidas a ponto de saber o que deve considerar primeiramente na hora da entrevista e seleção de candidatos.

O que deve ser colocado no currículo?

Em primeiro lugar você deverá utilizar folha branca, de preferência A4 sem nenhum desenho, símbolo ou marca. Depois deverá digitar as seguintes informações:

  • Dados pessoais: Insira o seu nome completo, endereço, estado civil, telefone de contato e e-mail (não se deve inserir nenhum número de documento);
  • Objetivo: Coloque a função ou o cargo pelo qual deseja ser contratado;
  • Formação: Coloque os cursos que já fez, do mais recente para o menos recente. Não há necessidade de se colocar tudo, apenas aqueles que têm a ver com o cargo em que você está se candidatando. Não se esqueça de inserir o nome da instituição onde estudou;
  • Cursos de Idiomas: Caso tenha feito deve inserir o nível de conhecimento que possui em cada língua estrangeira;
  • Qualificação: Evite fazer autoelogio e prefira inserir as suas experiências e conhecimentos;
  • Atividades profissionais: As empresas e cargos que trabalhou anteriormente (cite no máximo os 5 últimos empregos).

Viu como é simples? Agora é só baixar o modelo de currículo, preencher e enviar para o recrutador. Boa sorte!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Modelo de Currículo: Modelos Prontos, para Baixar e Preencher

O Curriculum Vitae que é também conhecido como CV ou simplesmente currículo nada mais é do que um importante documento que agrega todas as suas informações profissionais, qualificações, experiências, habilidades e competências adquiridas durante toda a sua trajetória no mercado de trabalho. Continua lendo o artigo e vejo o Modelo de Currículo ideal para cada área.

Pode-se dizer que o currículo é a ponte que te liga ao entrevistador, e quando o documento é bem feito as possibilidades de se conquistar um emprego são aumentadas. Até poucas décadas atrás, era mais difícil criar o seu currículo, uma vez que não havia a facilidade que hoje existe de encontrar em artigos como este um modelo de currículo que se possa baixar para fazer o preenchimento com os seus dados e enviar para o recrutador da empresa ou agência de empregos.

Modelo de Currículo
Modelo de Currículo

A seguir, irei te mostrar algum modelo de currículo que são excelentes para quem quer causar uma boa impressão imediata, assim como algumas dicas importantes que fazem toda a diferença na hora de montar o seu currículo. Preparado? Então vamos lá.

Modelos de Currículos Prontos

Existem vários modelos de currículo que você pode encontrar disponíveis na internet porque para cada vaga de emprego existe um modelo apropriado, como se pode observar a seguir:

Currículo para Estudante para Baixar e Preencher

Neste modelo de currículo você deverá privilegiar a sua formação acadêmica, áreas de conhecimento, cursos que tenha realizado, fluência em idiomas estrangeiros (se tiver) e as instituições que tenha estudado até o presente momento, ou seja, o seu histórico educacional.

Currículo para Estagiário para Baixar e Preencher

É um modelo de currículo que lembra o do Estudante com algumas especificações. Neste caso, você deve acrescentar as seguintes informações detalhadas, a saber: outros cursos que tenha feito durante o seu período de estudos, experiência profissional (caso tenha tido alguma oportunidade), idiomas que possui conhecimento (o ideal é definir de acordo com o nível de compreensão de fala, escrita e conversação).

Currículo para Trainee para baixar e Prencher

O termo trainee é também conhecido como “treinamento” e de certa forma se assemelha ao estágio, pois é uma etapa que envolve a aplicação dos conhecimentos obtidos nas instituições educacionais aliados a experiência prática de profissionais que atuam naquele mercado.

Como um trainee é importante que você coloque esta palavra junto ao cargo ou área no objetivo de seu currículo como, por exemplo, “Trainee em Recursos Humanos”, pois facilitará o encaminhamento do seu recrutador.

Outra questão bastante intrigante para os jovens traineers é se deve colocar ou não o chamado Resumo de Qualificações. Para ser sincero, é importante que você insira tais informações para que a empresa possa ter uma ideia sobre você.

Currículo Profissional para Baixar e Preencher

Se você é uma pessoa que já possui experiência no mercado deve acrescentar em seu currículo as empresas pelas quais já teve a oportunidade de trabalhar em momento anterior. Caso tenha tido muitas é interessante que insira as cinco últimas corporações pelas quais trabalhou em um período próximo ou igual a 10 anos de atividades profissionais. Caso o contrário o seu currículo se tornará muito extenso e acabará não despertando o interesse do recrutador como se imagina.

Concentre-se nas mais recentes experiências profissionais e caso o entrevistador pergunte sobre as experiências anteriores é só lhe responder.

Confira abaixo links para download de modelos prontos de curriculum vitae:

Como preencher um currículo – Passo a Passo

Além de inserir os seus dados de contato é muito proveitoso quando se acrescenta a seguinte informação “disponibilidade para viagens e mudanças”, pois algumas empresas buscam por esses profissionais que conseguem se locomover facilmente e se dispõem a buscar novos desafios, uma vez que em muitos quadros de funcionários há excelentes profissionais que devido a comprometimento familiar não podem sair de suas residências para auxiliar a empresa em outros lugares.

  • Insira os conhecimentos e experiências adquiridas durante o período de sua graduação e evite as suas características de cunho pessoal.
  • Não se esqueça de iniciar as frases com os verbos de ação ou termos como habilidade, competência, aptidão e conhecimento que são muito bem-vindos.

O que não colocar em seu currículo

  • Números de documento (CPF, RG, etc.)
  • Título “currículo” ou “curricilum vitae“. Inicie o documento com seu próprio nome;
  • Não escreva o documento em primeira pessoa (“eu desenvolvi…”), previra sempre escrever na terceira pessoa (“Desenvolveu…”).
  • Se o candidato não possui experiência profissional, não deve mentir, nem preencher com informações irrelevantes. Nesse caso, é melhor não colocar nada;
  • Nunca preencher informações negativas;
  • Nunca colocar motivos pelos quais saiu de empregos anteriores;
  • Nunca colocar nomes de familiares ou composição do grupo familiar (pais, filhos ou esposa);

Baixar Currículo Pronto

Aproveite que disponibilizei modelos de currículo para baixar e imprimir, basta clicar no link abaixo do modelo preenche-lo e imprima. Boa sorte e que você logo consiga a vaga dos seus sonhos. Até mais!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Currículo para Preencher e Imprimir

No atual cenário de crise que enfrentamos, hoje se destacar no mercado de trabalho não está nada fácil, principalmente porque existe uma grande quantidade de profissionais no mercado de variadas áreas de conhecimento procurando oportunidades de emprego. E para ser destacar nessa imensidão de pessoas é preciso ter um currículo impecável e atraente aos olhos do entrevistador ou recrutador. Veja abaixo o modelo de currículo para preencher e imprimir.

Currículo Pronto para Preencher e Imprimir
Currículo Pronto para Preencher e Imprimir

Currículo para Preencher e Imprimir

Confira abaixo alguns modelos gratuitos de corriculos prontos. Basta baixar o documento e preencher em seu editor de texto (recomendado: WORD ou OpenOffice)

Caso você esteja em busca de um modelo de Currículo Vitae para baixar e imprimir:

Dicas para preencher seu currículo

A grande pergunta é? Existe currículo perfeito?

A grande resposta é que não existe currículo perfeito, mas sim profissional. O profissional deve passar ao entrevistador exatamente o que interessa, a perfeição de um currículo está na organização direta das principais informações de determinado candidato, a qual seu perfil deve se encaixar na oportunidade de vaga.

  • Tenha uma apresentação objetiva, normalmente os recrutadores buscam um resumo de todo o seu trajeto profissional. Dados pessoais e de contato são fundamentais constarem no seu currículo, exponha os principais pontos fortes das suas competências e habilidades.
  • Atenção aos erros de português, as falhas de português podem fazer com que você seja desclassificado (a) do processo, por isso, antes de enviar o seu currículo revise todas as informações.
  • Um currículo organizado e de fácil compreensão facilita muito o recrutador, foque em colocar as suas melhores habilidades e competências isso é um destaque diferencial para o candidato.
  • Seja honesto (a), jamais omita dados ou informações em seu currículo, nem escreva também coisas que você não sabe realizar, invista na sua apresentação, além disso, evite falar das empresas anteriores mesmo que você não tenha passado por uma experiência legal dentro da mesma.
  • Se você gosta de realizar trabalhos voluntários como hobbies, pode colocá-los em seu currículo, porém tenha cautela, exponha apenas os hobbies que são relevantes;

As pessoas que não possuem experiências têm bastante dificuldade ao expressar suas experiências profissionais no currículo, o fato de nunca ter trabalhado não significa que você não tenha experiência alguma, caso você não tenha experiência fale sobre o seu desenvolvimento em outras áreas de atuação e fale também sobre tudo o que aprendeu de produtivo que possa agregar ao mercado de trabalho.

Como deve começar o currículo?

Ao topo do currículo (Primeiro tópico):

  • Nome completo;
  • Dados pessoas de endereço;
  • Contato;
  • Estado civil.

A ideia é que esses dados sejam apresentados de maneira organizada.

No segundo tópico:

  • Objetivo profissional;
  • Pode colocar a área de atuação que você busca oportunidade;
  • Cargo pretendido.

Em algumas empresas pede-se que no currículo venha descrevendo a pretensão salarial, não é legal expor valores, o interessante e que coloque o salário de acordo com a categoria ou simplesmente descreva “De acordo com o salário da categoria”.

Em seguida informe:

  • As principais experiências que tenha relação com a oportunidade, cite no mínimo 2 e no máximo 3;
  • Coloque o nome da empresa a sua função;
  • Informe o período de admissão e demissão do cargo.

No penúltimo campo informe:

  • A sua formação acadêmica;
  • E os principais cursos de qualificação profissional.

Por último informe:

  • Suas habilidades e competências, tudo isso tem que está descrito em seu currículo de maneira agradável e bem simplificada.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Curriculum Vitae: Modelos prontos para Baixar e Imprimir

Todo cidadão precisa trabalhar, pois é através do trabalho que se pode ter uma vida tranquila e digna. Em períodos de recessão política como o Brasil vem enfrentando, muitos profissionais estão em busca de novas oportunidades de trabalho, ou mesmo retornarem ao mercado para garantirem o seu próprio sustento e de sua família. Para isso, elaboramos um artigo que era ajudar vocês, sobre Curriculum Vitae.

Além de acompanhar as vagas de emprego que são divulgadas pelos jornais, sites de agências e no SINE é importante que você prepare o seu currículo, pois as empresas gostam de analisar o seu histórico primeiramente para depois fazer uma entrevista para te conhecer pessoalmente.

Curriculum Vitae
Curriculum Vitae

Se você tem dúvidas quanto ao modelo do seu Curriculum Vitae que deve ser criado ou já tem tempo que não prepara o seu, fique tranquilo que irei lhe ajudar através deste artigo. É só continuar comigo pelos próximos parágrafos. Me acompanhe.

Veja também: Baixe modelos prontos para imprimir de currículo profissional.

Curriculum Vitae
Curriculum Vitae

Modelo de Curriculum Vitae

Os modelos de currículo podem variar quanto a alguns detalhes referentes a cargo ou padrão adotado por uma determinada empresa. Mas basicamente é composto pelos seguintes itens:

  • Cabeçalho: Deve ser centralizado e possuir as suas informações básicas como, por exemplo, o nome completo, o seu estado civil, idade, endereço (sem a necessidade de inserir o CEP), um número de telefone fixo e outro que seja celular e seu e-mail de contato.
  • Objetivo: Neste campo, como o próprio nome indica você deve inserir os objetivos que deseja alcançar com aquele cargo, setor ou empresa que pretende trabalhar. Caso fique em dúvida sobre o que escrever poderá colocar somente a área de interesse como, por exemplo, “Área administrativa”.
  • Formação Acadêmica: Você deverá inserir o curso que concluiu (Bacharelado ou Licenciatura), o nome da instituição em que estudou e o período em que foi aluno;
  • Idiomas: Acrescente as línguas estrangeiras e seu nível de conhecimento em cada uma que tenha domínio (básico, intermediário e avançado) para que o recrutador possa ter ideia de sua capacidade;
  • Informática: Insira os cursos realizados, bem como os nomes dos pacotes e/ou softwares que tenha estudado;
  • Experiência Profissional: Você deverá acrescentar as experiências anteriores que teve. Para isso insira o nome da empresa, o cargo que ocupou, período em que trabalhou e as atribuições que eram de sua responsabilidade, ou seja, os tipos de tarefas que executava nos empregos anteriores.

Caso tenha realizado alguma outra atividade e até mesmo um trabalho voluntário poderá inserir também como experiência, assim o recrutador poderá avaliar as suas habilidades, da melhor forma.

  • Qualificações e atividades complementares: Este item tem como objetivo o de acrescentar os cursos, experiências e conhecimentos obtidos que não deram para serem inseridos antes no currículo, mas que possui relação direta com a vaga desejada.

Você pode inserir aqui a participação em eventos como palestras, workshops e conferências que possuem relação estreita com a vaga a qual se candidatou.

  • Informações Adicionais: Este item é opcional e por isso você pode inseri-lo ou não em seu currículo. Nele você pode acrescentar informações semelhantes aos seguintes exemplos:
    • Possui disponibilidade para mudar de cidade ou estado;
    • Possui veículo próprio e CNH com a respectiva categoria;
    • Experiência em outras regiões ou países em que esteve morando por um determinado tempo;
    • Se recebeu algum prêmio durante o período que trabalhou em alguma empresa antes ou durante os seus estudos na faculdade por algum projeto desenvolvido.

Curriculum Vitae ou currículo?

Criar um currículo simples com as informações básicas apresentadas antes é uma forma de não errar na montagem do seu documento, o qual deve ser bem apresentado, limpo e livre de erros, principalmente ortográficos.

Qual a diferença entre um currículo simples e um curriculum vitae?

O Curriculum Vitae é um documento mais extenso, que detalha e destaca mais as aptidões e experiências profissionais do candidato. Recomenda-se no caso de um Jovem Aprendiz, a apresentação de um currículo simples, mais resumido, pois o candidato possui pouca ou nenhuma experiência profissional.

Pode-se dizer que um currículo é um verdadeiro cartão de visitas do trabalhador, pois quando o mesmo é feito com atenção e devido cuidado, os recrutadores se sentem inclinados a marcarem uma entrevista de trabalho com o candidato para conhecê-lo melhor.

Dicas de formatação

Por isso, evite utilizar fontes cursivas como, por exemplo, a Monotype Corsiva ou a Impact (que é um modelo em negrito muito forte). Prefira a Arial, Times New Roman ou a Calibri que são fontes mais limpas. Outro detalhe que se deve evitar é utilizar várias cores sobre as letras. Prefira substituir pelos recursos itálico ou negrito nas letras pretas para organizar melhor as informações. Quanto mais simples e organizado for o seu currículo, mais agradável visualmente ele será para quem o receber.

Gostou dessas dicas? Inscreva-se no blog para receber todas as nossas informações.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...