Matrícula Fácil MG 2020: www.educacao.mg.gov.br

Se você não conhece essa informação, vai se surpreender: o Matrícula Fácil MG 2020 é uma ferramenta que facilita muito o acesso às vagas de ensino na rede estadual de Minas Gerais. Saiba tudo sobre o Matrícula Fácil MG 2020 aqui no blog!

Se você precisa ingressar na rede estadual de ensino, nos níveis Fundamental ou Médio, não pode deixar de conhecer essa forma simplificada de realizar a sua pré-matrícula para o ano letivo de 2020. O Matrícula Fácil MG 2020 surgiu para facilitar a sua vida.

O processo de matrícula na rede estadual, muitas vezes, é cansativo. Poder acessar um site e garantir uma vaga sem precisar enfrentar enormes filas é o sonho da maioria dos cidadãos.

 

Matrícula Fácil MG 2020
Matrícula Fácil MG 2020

Hoje, vamos te explicar tudo sobre o Matricula Fácil MG e como você deverá realizar o seu cadastro. Continue conosco!

Quem Pode Realizar o Cadastro Matricula Fácil MG?

Nem todos os estudantes podem utilizar a Matrícula Fácil MG 2020. Apenas alguns grupos poderão usufruir dessa facilidade. Abaixo você verá quais são esses grupos. Acompanhe:

  • Grupos de crianças que precisam cursar o Ensino Fundamental, mais especificamente do 1º ao 5º ano.
  • Jovens que precisam cursar o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
  • Jovens que precisam cursar o Ensino Médio regular da 1º ao 3º ano.
  • Jovens que pretendem cursar o Ensino Fundamental na modalidade EJA, da 1ª até a 4ª etapa.
  • Jovens que precisam cursar a 1ª e 2ª etapa do Ensino Médio na modalidade EJA.
Quem Pode Realizar o Cadastro Matricula Fácil MG
Quem Pode Realizar o Cadastro Matricula Fácil MG

Novas informações podem surgir até o início de 2020, por isso, todos os alunos que pretendem utilizar o Matrícula Fácil MG devem ficar atentos.


Informações Sobre o Programa

O objetivo principal do Matrícula Fácil MG 2020 é possibilitar que os estudantes tenham fácil acesso a reserva de vagas nas escolas estaduais de Minas Gerais.

Não basta apenas se cadastrar para garantir uma vaga. É muito importante deixar bem claro que o cadastro serve apenas para reservar a vaga, já que a efetivação da mesma é feita pessoalmente na escola no período de matrícula.

Assim que você realiza o cadastro, é preciso ficar atento ao período de matrícula da escola que você escolheu. Você terá que comparecer na escola com todos os documentos exigidos para a efetivação.

Matrícula Fácil 2020
Matrícula Fácil 2020

 

Saiba mais também sobre:


Quais São as Fases da Matrícula Fácil MG 2020?

A matrícula acontece em 2 fases.

A primeira fase ocorre geralmente nos meses de novembro e dezembro do ano anterior. É muito importante que os alunos que queiram concorrer às vagas do Matrícula Fácil MG 2020 participem da 1ª fase.

A segunda fase ocorre logo no início do ano de 2020, no mês de janeiro mais especificamente. Essa fase serve para oferecer as vagas remanescentes aos alunos que não puderam efetivar as suas matrículas na 1ª fase ou que simplesmente não participaram.

Se você quer estudar e perdeu essas 2 fases, não tem problema. Suas chances diminuíram, mas não acabaram. Você poderá comparecer pessoalmente na escola que quer estudar e verificar as possibilidades de matrícula.


Como Realizar o Cadastro Matrícula Fácil MG 2020?

As datas oficiais ainda não foram divulgadas.

Para você se informar sobre essas datas oficiais, basta acessar o site da Secretaria de Educação de Minas Gerais clicando aqui.

 

Cadastro Matrícula Fácil MG 2020
Cadastro Matrícula Fácil MG 2020

Documentos Necessários

No momento do cadastro online não é necessário a inserção de nenhum documento, é preciso apenas informar dados básico, como nome, data de nascimento, endereço, etc.

No entanto, para efetivação da matrícula é necessário se dirigir até a unidade escolar. Nesse momento, é preciso ter alguns documentos em mãos, como:

  • Carteira de vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano;
  • Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão / Transferência original da última Unidade de Ensino em que o aluno estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias;
  • Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental;
  • Cartão do Bolsa Família (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário;
  • Declaração de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da escola que oferta ensino integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante, ou seu responsável;
  • 01 foto 3×4;
  • Documento original e cópia do RG e CPF do responsável legal, para casos em que o candidato seja menor de 18 anos;
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  • Certidão de Nascimento ou RG e CPF do aluno caso possua;
  • Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);
  • Documento original e cópia do comprovante de residência atualizado.

Nós sempre atualizaremos nosso blog assim que novas informações forem divulgadas, portanto, fique de olho!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *