Programa Verde e Amarelo 2020

Com objetivo de aumentar admissibilidade no mercado de trabalho e também reforçar algumas ações para fomentar a economia, o Governo Federal instituiu recentemente o Programa Verde e Amarelo.  Por ser recente, o programa está gerando alguns questionamentos sobre como funciona, quem tem direito, como se inscrever e as vagas ofertadas. Então, quer solucionar algumas dúvidas sobre o Programa Verde e Amarelo? Leia o artigo!

Programa Verde e Amarelo
Programa Verde e Amarelo

O que é o Programa Verde e Amarelo

O Programa Verde e Amarelo é uma ação voltada para promover a criação de 4 milhões de emprego entre o período de 2020 e 2021. Atualmente, o foco desse programa são jovens com idade entre 18 a 29 que ainda não obtiveram uma vaga de trabalho com carteira assinada.

O programa prevê uma série de mudanças e medidas que promove a criação de empregos, como a versatilidade do trabalho aos domingos e feriados, institui alterações jurídicas relacionadas a processos trabalhistas, e incentiva o uso de microcrédito para pequenos empresários.

Como Funciona

Entre as medidas instituída dentro do programa, o Governo Federal criou o Emprego Verde Amarelo. Essa ação é voltada para jovens de 18 anos a 29 anos em primeiro emprego, com rendimento de até 1,5 salário mínimo, durante um período de 24 meses. Atenção, empresariados: não será possível substituir empregados por pessoas por meio do Emprego Verde Amarelo, apenas novas admissões.

Com a adoção do Emprego Verde Amarelo, a empresa não efetuará o pagamento do salário-educação, contribuição patronal para o INSS e as taxas para o Sistema S. De acordo com Ministério da Educação, a diminuição do curso de mão de obra ficará estipulada entre 30% e 34%.  Além disso, as admissões não poderão ser executadas em característica:

Como Funciona o Programa
Como Funciona o Programa

Conheça ainda outras oportunidades de empregos a jovens:

Quem tem Direito ao Programa

Por enquanto, o Programa Verde e Amarelo é destinado exclusivamente para:

  • Os jovens de 18 e 29 anos que ainda não tiveram atividade remunerada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Ou seja, o principal público-alvo do Programa são jovens que estão buscando se inserir no mercado de trabalho ou conseguir primeiro emprego;
  • Trabalhadores desempregados matriculados no banco de dados do Sistema Nacional de Emprego e pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais, mais conhecido como CadÚnico.

Inscrição Programa Verde e Amarelo

O recrutamento de pessoas por meio do Programa Verde e Amarelo será realizado diretamente pela empresa que está interessada na contratação. Por isso, é importante ficar informado sobre as empresas que estão oferecendo vagas para jovens de 18 e 29 anos por meio de bancos de vagas e recursos humanos. Não existirá uma plataforma onde concentrará todas as vagas ofertadas pelo programa.

Inscrição Programa Verde e Amarelo
Inscrição Verde e Amarelo

Programa Verde e Amarelo Vagas

O Ministério da Economia prevê que a adoção do Programa Verde e Amarelo pelo empresariado brasileiro gerará 1,8 milhão de empregos até 2022. As empresas poderão efetuar a contratação nessa modalidade até o final de 2022. Provavelmente, o Verde e Amarelo será adotado pelos principais segmentos do mercado, como:

  • Hotelaria;
  • Supermercados;
  • Call centers;
  • Lojas;
  • Entre outras.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *